Zune HD é de verdade, tem navegação web multitouch, tela de OLED e vídeo em HD

07:52 / Postado por ELETTRON /


A Microsoft anunciou oficialmente o Zune HD, confirmando rumores e surpreendendo um pouco na parte de hardware. Ele vai com certeza bater de frente com o iPod Touch, com sua tela multitouch e seu navegador de internet, mas será que as suas capacidades de mídia de alta definição serão suficientes para destronar o Touch?

O Zune HD é baseado em memória flash (versões com 16GB ou 32GB) e vem com um novo visual. Além disso, é o primeiro Zune a ter uma touchscreen: neste caso, é uma OLED capacitiva de 3,3" com proporção widescreen 16:9, exibindo uma resolução de 480x272. A marca "HD" vem da inclusão de HD Radio e saída de vídeo HD (720p), apesar deste último só ser possível com um dock opcional. Sendo assim, o Zune HD será o primeiro player de mídia portátil a incluir rádio HD, que oferece informações sobre a música e o artista que estiverem tocando, sem contar uma qualidade de áudio muito superior à do rádio FM comum. O Zune também terá acelerômetro, que, a esta altura do campeonato, não é nada mais do que obrigação.

Ainda que meia-boca por vezes, o Wi-Fi sempre foi parte da marca Zune, e este modelo pode ser o primeiro a ser bom o suficiente para encorajar os usuários a deixar o Wi-Fi sugador de bateria ligado. Sim, o Zune HD terá navegação por multitouch, usando um navegador portátil baseado no Internet Explorer. Vamos nos esforçar para reservar julgamentos sobre isso por enquanto.

A outra grande notícia é um enfoque renovado na integração do Zune com o ambiente Xbox, já que o marketplace de vídeos do Zune passará a conter o vasto acervo de vídeos do Xbox 360. Na verdade o Video Marketplace passará a ser um só para os dois aparelhos. O pessoal da Microsoft está de bico calado sobre essa integração, mas na E3 (semana que vem) com certeza abrilhantarão a nossa existência com mais detalhes.

Outras coisinhas: o Zune Marketplace vai enfim cruzar os oceanos, chegando a vários países da europa ocidental, e também, finalmente, ao Canadá. O representante da Microsoft com quem eu conversei deu a entender que o ambiente Zune pode não estar mais limitado ao hardware Zune: "Obviamente", disse ele, "mobilidade é um investimento chave, crítico para a empresa". Então não aposte suas fichas em um ZunePhone ainda. Eu obtive quase a mesma resposta quando perguntei sobre uma possível versão de algo parecido com a App Store: possível, mas nada certo. Então fique ligado para novos acontecimentos nesse front.

Ainda estamos no escuro a respeito dos maiores e mais importantes fatos: a data de lançamento está especificada como "início do outono" (isso significa setembro no hemisfério norte). Ainda não vimos a nova interface baseada em toque ou mesmo o aparelho em si ao vivo. Eu mesmo sou um feliz proprietário de um Zune, e apesar de achar as maquininhas ótimas, não estou empolgado com o que já se sabe. Será um player caprichado e com ótimo áudio, tenho certeza, mas eu realmente gostaria de ver algo que quebrasse barreiras, elevasse padrões, e, a meu ver, isso não significa Rádio HD.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário